sexta-feira, 2 de abril de 2010

Introdução à história da matemática

É difícil saber ao certo onde se começar a relatar a história da matemática, afinal a matemática existe por si só na natureza bem antes da existência do ser humano.

Devemos começar a partir de estudos matemáticos gregos? Ou das tentativas de mensurar espaço dos Egípcios? Ou até mesmo das percepções de espaço e quantidade de alguns animais antes da vinda do homo Sapiens?

Tomaremos como ponto de início os primeiros esforços do homem para sistematizar o conceito de grandezas, formas, quantidades e números.

Logicamente por uma questão de necessidade e adaptabilidade fomos obrigados a desde antes mesmo dos primeiros registros históricos, na verdade existem evidências arqueológicas que por volta de 50,000 anos atrás o homem já possuía uma forma de contagem rudimentar, através de marcas em paredes e pedaços de madeira, com cada risco simbolizando uma unidade.

O homem conseguir contar desde os tempos mais remotos não se torna, de certa forma, surpreendente, afinal, visualmente, tinha-mos uma idéia de mais e menos quantidade quando se acrescentava ou retirava objetos.

Com o tempo se tornou inevitável a contagem, visto que, uma tribo precisaria ter uma forma de contar quantos membros possuía ou o número de seus inimigos. Como já dito anteriormente seus métodos de contagem consistiam de marcas em paredes, pedras e troncos, e também através dos dedos ( abaixava-se um dedo para cada unidade, por exemplo.) ou até dando-se nós em uma corda. Essa maneira de contar chamamos de Princípio de correspondência Biunívoca.

800px-Ishango_bone Osso Ishvango, com mais de 80 000 anos de idade, encontrado às margens do lago Edward, no Zaire, mostrando números entalhados no osso.

A partir daí, provavelmente, o ser humano começou a desenvolver sons vocais para representar quantidades, e , mais tarde ainda, com o desenvolvimento da escrita símbolos para representar esas quantidades. Essa hipótese é baseada em estudos antropológicos em povos primitivos de nossa era.

No início da contagem vocal, usavam-se sons diferentes para diferenciar a contagem de, por exemplo, dois homens e dois cavalos ( por exemplo, em português, par de sapatos, parelha de cavalos e casal de coelhos). A abstração da propriedade comum dois, representada por um som considerado independente de qualquer associação concreta, levou muito tempo para ser desenvolvida. As palavras-número que usamos atualmente, provavelmente se referiam a conjuntos de certos objetos concretos, mas essas ligações, infelizmente se perderam para nós.

       Bibliografia: Introdução à história da Matemática,Autor: Howard Eves, Editora UNICAMP.

                                  1000.14.226.PDFFileClique no ícone para salvar o post em PDF                 

0 comentários:

Postar um comentário